PERGUNTAS FREQUENTES
Reunimos abaixo as principais dúvidas sobre lubrificantes, confira.
O que significam os números (classificação) na embalagem?
Entre as classificações que são utilizadas, temos:
SAE – Indica a característica de fluidez e de viscosidade de operação do lubrificante, seja a baixa ou altas temperaturas.
ACEA ou API – Indica a classificação de desempenho do lubrificante. Esses órgãos se unem a outros importantes atores da indústria de lubrificantes para estabelecer métodos e critérios de teste para cada classificação de lubrificante. Vale citar que cada classificação é criada para atender as necessidades tecnológicas dos motores e por essa razão elas evoluem juntamente com essas tecnologias.
ILSAC – Define junto com a API os níveis de desempenho do lubrificante, incluindo testes de economia de combustível, compatibilidade com os sistemas de emissões, compatibilidade com etanol e resistência contra oxidação em motores com turbo-compressores.
JASO – Define a característica de fricção proporcionada pelo lubrificante nos sistemas de embreagem úmida de motocicletas com sistemas integrados (motor/transmissão).
Qual lubrificante devo escolher?
Cada veículo ou equipamento pede um tipo de lubrificante diferente. Clique aqui e encontre o produto ideal por meio do Shell LubeMatch, uma ferramenta simples, rápida e eficiente.
Como adquirir nossos lubrificantes?
É só entrar em contato conosco! Veja as formas de falar com o nosso time nessa mesma página, basta rolar para baixo.
O que é viscosidade?
Viscosidade é uma medida da espessura do fluido ou a resistência para fluir. Por exemplo, o mel tem uma viscosidade maior do que a água. A viscosidade do óleo precisa se adequar às temperaturas corretas: se estiver muito grosso quando o motor estiver frio, ele não se movimentará pelo motor. E se ele se tornar muito fino quando o motor estiver quente, não dará a proteção certa para as partes do equipamento.
A otimização da viscosidade ou espessura de um óleo ajuda na eficiência energética, evitando o desgaste dos componentes.
Os modificadores de viscosidade aumentam a viscosidade do seu óleo em temperaturas altas, mas têm pouco efeito sobre a medida em temperaturas baixas. Eles permitem que o seu óleo flua adequadamente quando estiver frio e também permaneça suficientemente espesso para proteger os componentes de motores em temperaturas altas.
Os óleos de baixa viscosidade, como o Shell Helix Ultra, tornam a partida a frio mais fácil para o seu motor, pois apresentam menor resistência aos elementos móveis e, portanto, consomem menos energia do motor. Isso também significa maior economia de combustível.
Para encontrar a viscosidade do óleo certa para o seu motor, verifique as recomendações do seu fabricante e tenha em mente as condições climáticas de onde o motor opera. Para encontrar uma recomendação, experimente a ferramenta Shell LubeMatch.
Qual é a diferença entre lubrificante mineral e sintético?
Existem dois tipos principais de óleo básico: o mineral e o totalmente sintético. Os lubrificantes chamados de “semissintéticos” ou “de tecnologia sintética” contêm uma mistura destes dois tipos.
Os óleos minerais básicos vêm do petróleo bruto, que é processado em uma refinaria para separar as frações com propriedades de lubrificação úteis e remover os componentes indesejáveis, como as ceras. Produzimos nossos próprios óleos minerais básicos de primeira classe, selecionando o melhor petróleo bruto e empregando procedimentos rigorosos de controle de qualidade.
Já os óleos básicos sintéticos oferecem um desempenho melhorado porque são feitos em um processo químico mais caro do que o utilizado na produção do óleo mineral. Por causa disto, os óleos totalmente sintéticos, como o Shell Helix Ultra, fluem mais facilmente a temperaturas de partida, quando ocorre o maior desgaste. Eles são mais resistentes ao calor e podem ser protegidos por aditivos antioxidantes (a oxidação é um processo degenerativo natural que ocorre no óleo ao longo do tempo) mais facilmente. Além disso, eles são também menos voláteis do que os óleos minerais.
O que são aditivos de desempenho?
Os aditivos de desempenho fornecem proteção extra para o óleo básico e o habilitam a proteger e a limpar o seu motor, ajudando-o a trabalhar mais por mais tempo. Eles vêm em vários tipos, que devem ser cuidadosamente selecionados e misturados para fornecer um excelente desempenho:
Os detergentes mantêm o motor limpo e neutralizam os ácidos corrosivos que se formam quando o combustível é queimado.
Os dispersantes removem a fuligem e a borra e as mantêm em suspensão no óleo para evitar entupimentos. Esta sujeira pode então ser removida do seu motor na próxima troca de óleo.
Os aditivos antidesgaste protegem o seu motor através da formação de uma camada química entre as partes móveis. Estes aditivos são particularmente importantes ao dirigir com cargas pesadas ou durante a partida do motor.
Os antioxidantes ajudam a retardar a degradação natural do óleo do seu motor e, por isso, protegem seu motor de forma mais eficaz por mais tempo.
Os modificadores de atrito reduzem a resistência entre as partes móveis para aumentar a economia de combustível.
Aditivos anticorrosivos são elementos essenciais que impedem a corrosão do motor.
FALE CONOSCO
Esclareça dúvidas, solicite orçamentos, faça sugestões ou reclamações.
Raízen
SAC
0800 728 1616
Horário de Atendimento: das 8:00 às 17:00
Ouvidoria
A Ouvidoria é um canal destinado a consumidores que não tiveram suas demandas completamente solucionadas pelo SAC. Através do canal, você pode registrar sua sugestão, crítica ou reclamação, por isso, tenha sempre em mãos o número de protocolo informado no primeiro atendimento.
0800 717 0010
Horário de Atendimento: das 8:00 às 17:00