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PERGUNTAS FREQUENTES

Reunimos abaixo as principais dúvidas sobre lubrificantes, confira.

O que significam os números (classificação) na embalagem?

Entre as classificações que são utilizadas, temos:

SAE – Indica a característica de fluidez e de viscosidade de operação do lubrificante, seja a baixa ou altas temperaturas.

ACEA ou API – Indica a classificação de desempenho do lubrificante. Esses órgãos se unem a outros importantes atores da indústria de lubrificantes para estabelecer métodos e critérios de teste para cada classificação de lubrificante. Vale citar que cada classificação é criada para atender as necessidades tecnológicas dos motores e por essa razão elas evoluem juntamente com essas tecnologias.

ILSAC – Define junto com a API os níveis de desempenho do lubrificante, incluindo testes de economia de combustível, compatibilidade com os sistemas de emissões, compatibilidade com etanol e resistência contra oxidação em motores com turbo-compressores.

JASO – Define a característica de fricção proporcionada pelo lubrificante nos sistemas de embreagem úmida de motocicletas com sistemas integrados (motor/transmissão).

Qual lubrificante devo escolher?

Cada veículo ou equipamento pede um tipo de lubrificante diferente. Clique aqui e encontre o produto ideal por meio do Shell LubeMatch, uma ferramenta simples, rápida e eficiente.

Como adquirir nossos lubrificantes?

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O que é viscosidade?

Viscosidade é uma medida da espessura do fluido ou a resistência para fluir. Por exemplo, o mel tem uma viscosidade maior do que a água. A viscosidade do óleo precisa se adequar às temperaturas corretas: se estiver muito grosso quando o motor estiver frio, ele não se movimentará pelo motor. E se ele se tornar muito fino quando o motor estiver quente, não dará a proteção certa para as partes do equipamento.

A otimização da viscosidade ou espessura de um óleo ajuda na eficiência energética, evitando o desgaste dos componentes.

Os modificadores de viscosidade aumentam a viscosidade do seu óleo em temperaturas altas, mas têm pouco efeito sobre a medida em temperaturas baixas. Eles permitem que o seu óleo flua adequadamente quando estiver frio e também permaneça suficientemente espesso para proteger os componentes de motores em temperaturas altas.

Os óleos de baixa viscosidade, como o Shell Helix Ultra, tornam a partida a frio mais fácil para o seu motor, pois apresentam menor resistência aos elementos móveis e, portanto, consomem menos energia do motor. Isso também significa maior economia de combustível.

Para encontrar a viscosidade do óleo certa para o seu motor, verifique as recomendações do seu fabricante e tenha em mente as condições climáticas de onde o motor opera. Para encontrar uma recomendação, experimente a ferramenta Shell LubeMatch.

Qual é a diferença entre lubrificante mineral e sintético?

Existem dois tipos principais de óleo básico: o mineral e o totalmente sintético. Os lubrificantes chamados de “semissintéticos” ou “de tecnologia sintética” contêm uma mistura destes dois tipos.

Os óleos minerais básicos vêm do petróleo bruto, que é processado em uma refinaria para separar as frações com propriedades de lubrificação úteis e remover os componentes indesejáveis, como as ceras. Produzimos nossos próprios óleos minerais básicos de primeira classe, selecionando o melhor petróleo bruto e empregando procedimentos rigorosos de controle de qualidade.

Já os óleos básicos sintéticos oferecem um desempenho melhorado porque são feitos em um processo químico mais caro do que o utilizado na produção do óleo mineral. Por causa disto, os óleos totalmente sintéticos, como o Shell Helix Ultra, fluem mais facilmente a temperaturas de partida, quando ocorre o maior desgaste. Eles são mais resistentes ao calor e podem ser protegidos por aditivos antioxidantes (a oxidação é um processo degenerativo natural que ocorre no óleo ao longo do tempo)  mais facilmente. Além disso, eles são também menos voláteis do que os óleos minerais.

O que são aditivos de desempenho?

Os aditivos de desempenho fornecem proteção extra para o óleo básico e o habilitam a proteger e a limpar o seu motor, ajudando-o a trabalhar mais por mais tempo. Eles vêm em vários tipos, que devem ser cuidadosamente selecionados e misturados para fornecer um excelente desempenho:

Os detergentes mantêm o motor limpo e neutralizam os ácidos corrosivos que se formam quando o combustível é queimado.

Os dispersantes removem a fuligem e a borra e as mantêm em suspensão no óleo para evitar entupimentos. Esta sujeira pode então ser removida do seu motor na próxima troca de óleo.

Os aditivos antidesgaste protegem o seu motor através da formação de uma camada química entre as partes móveis. Estes aditivos são particularmente importantes ao dirigir com cargas pesadas ou durante a partida do motor.

Os antioxidantes ajudam a retardar a degradação natural do óleo do seu motor e, por isso, protegem seu motor de forma mais eficaz por mais tempo.

Os modificadores de atrito reduzem a resistência entre as partes móveis para aumentar a economia de combustível.

Aditivos anticorrosivos são elementos essenciais que impedem a corrosão do motor.

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